Google Play comemora três anos no Brasil do jeito ERRADO!

3 de outubro de 2013

Dia 5 de outubro, a Google Play comemora 3 anos de Brasil, ou a liberação do acesso para brasileiros aos aplicativos pagos. Contudo, não há o que comemorar. Já se passaram três anos e nada de gift cards. O que seria a solução para quem não tem cartão de crédito internacional. Hoje, para piorar, surgiu mais um problema, e dessa vez para quem tem cartão.

Sim! Gente honesta no Brasil sofre pra caramba! A partir de hoje (3) os bancos resolveram dar mais um forcinha para o consumidor desistir de ser honesto. (Mas calma, tem uma solução no fim do post).

 

Usuários enfrentam problemas com compra na Google Play

Com a forte variação do dólar, que oscila entre R$ 2,00 e R$ 2,30, os bancos resolveram abortar qualquer transação onde o valor fosse descriminado em Reais. Por conta disso, os bancos estão começando a cancelar comprar em lojas de aplicativos como a Google Play Store. A App Store não é afetada pois o valor é mostrado sempre em dólares o que faz incidir mais algumas taxas de conversão, o que os bancos adoram.

 

Como comprar aplicativos na Google Play sem cartão de crédito
Itaú bloqueou compra (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

 

 

Incentivo a pirataria!

Todas essas dificuldades para o consumidor só contribuem para a pirataria no sistema. Ou você pensa que o consumidor irá ficar desolado num canto, abraçado com o mascote do Android? Basta digitar o nome de um jogo/app seguido por “APK”, na busca Google, para achar um monte de sites com downloads ilegais.

A grande maioria dos usuários do Android que pretende, ou pretendia, comprar apps e jogos é composta por  jovens, adolescentes e até crianças. Sem a possibilidade de conseguir pagar pelos aplicativos e jogos, pois para um adolescente, é muito difícil conseguir um cartão internacional, quase todo mundo baixa aplicativos piratas sem o menor remorso.

Vários brasileiros até estão trocando seus iPhones por smartphones com Android pela facilidade de conseguir jogos pagos ilegalmente e o desenvolvedor, como sempre, tem que amargar o prejuízo.

Na realidade quem perde é todo mundo, pois os desenvolvedores, sem a possibilidade do retorno pelo trabalho, irão apostar em modelos freemium e propagandas saltando na tela de forma irritante. Quem perde, também, é o consumidor que irá ter uma experiência pior do que quem tem iOS e Windows Phone. (desculpe se a última afirmação soou agressiva, mas não sou “coxinha”).

Post Relacionados

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Nicolas

    Insta GC e Free my apps = amazon gift cards e créditos de celular = loja da gameloft e samsung apps.
    É impossivel se comprar pela google play… Esse neteller parece complicado

    • Nicolas

      O cartão neteller virtual pega na google play também? Ou vou ter que encomendar o de plastico?
      E eu tenho que carregar 60 reais pra usa-lo toda recarga? Continua complicado rs meu pai n vai fazer uma recarga nisso

  • ERik

    e o Google ferrando mais uma fez seus consumidores, já tinha pirataria no android e agora vai ser um caus.

    • Fabricio K.

      A culpa não é bem do Google. A flutuação alta do dólar fez com que varios bancos cancelassem esse tipo de transação, com a exceção de alguns, como o Mercantil do Brasil

  • Bem… comigo não dá certo de jeito nenhum! Criar a conta foi fácil e autenticar também (enviei meu RG e tudo OK).
    Meus problemas começaram quando fui pedir meu cartão de plástico e percebi que a opção estava desabilitada. Pensei que deveria depositar antes, mas também não consigo concluir o processo de emissão do boleto. Aparece o erro “Você não pode acessar o site a partir de sua localização atual”.
    Enfim não sei o que fazer…