MG Explica: Por que os comentários na Google Play são tão idiotas?

194-implied-facepalm-when-something-is-so-fucking-retarded-a-full-and-proper-facepalm-is-not-eve

Já notou como os primeiros comentários dos jogos de Android na Google Play são sempre de baixo calão, pejorativos e comumente não refletem sobre o jogo em si? É fato, os primeiros comentários disponíveis para visualização são sempre os piores, mais estranhos e, não raramente, os mais mal escritos. Por que isso acontece?

 

É comum culpar o jogo pela conexão lenta que o usuário possui. Muitos comentam sem sequer ter iniciado o jogo! Veja alguns exemplos por sua própria conta e risco.

Publicidade
Avaliando antes de jogar chega a ser o menos dos problemas.
Avaliando antes de jogar chega a ser o menos dos problemas.

 

Esse nem instalou e já negativou o jogo de cara.
Esse nem instalou e já negativou o jogo de cara.

 

9mm, O jogo em questão, nunca foi de estratégia.
9mm, O jogo em questão, nunca foi de estratégia.

 

Não são raros os caros onde a pessoa mente, dizendo ter outro aparelho.
Não são raros os caros onde a pessoa mente, dizendo ter outro aparelho.

 

Não são raros também, os casos onde a pessoa mente (como o caso acima), dizendo ter outro aparelho. Mal sabem elas que no painel do desenvolvedor na Google Play, é possível saber até qual a versão do smartphone ou tablet, se é nacional ou importado.

 

 

O motivo para isso acontecer?

O motivo (ou melhor consequência) é o sistema de relevância dos comentários adotados pelo Google em sua loja de aplicativos, a Google Play Store. Nela, cada comentário ganha um “like” (sinal de positivo) e sobe de posição, tornando-se “relevante”. O tiro sai pela culatra quando a maioria dos bons comentários não são positivados devidamente.

 

É muito comum a pessoa baixar algo sem saber exatamente o que é.
É muito comum a pessoa baixar algo sem saber exatamente o que é.

 

Os comentários que mais recebem “likes” são, na grande maioria dos casos, críticas negativas ao jogo. Isso acontece quando um usuário não consegue rodar o jogo e despeja uma crítica, quase sempre raivosa, sobre o fato. Outros usuários que também tiveram problemas com o jogo, positivam o comentário pois concordam com a opinião.

“Certo, e qual o problema disso? O jogador está certo em criticar o jogo que não rodou”. O problema consiste que muitos usuários tentam rodar jogos muito acima da capacidade de seus aparelhos. Isso revela um dos problemas da loja do Android (esse sim é o principal motivo).

Na incerteza de saber quais aparelhos são compatíveis, os desenvolvedores marcam todos. Outro comportamento comum dos jogadores é esperar que jogos grátis tenham uma experiência superior a de jogos premium (pagos). Por exemplo, há vários tipos de jogos de corrida com propostas diferentes, porém, nem todo jogo será um Real Racing 3 ou Asphalt 8.

 

Quando a voz do povo NÃO é a “voz de Deus”

 

Grátis para baixar e jogar NÃO significa totalmente grátis.
Grátis para baixar e jogar NÃO significa totalmente grátis.

Essa cultura de “venha a nós o vosso reino”, onde eu mereço tudo de bom e de graça, é um pouco do reflexo da cultura gamer “atual” brasileira e da política dos jogos Freemium (Free-to-Play). Graças a pirataria, LARGAMENTE utilizada pelos jogadores brasileiros, conceitos como, “será que vale a pena baixar um jogo de graça”, são realidade por aqui.

Os jogos Freemium nasceram justamente do combate a pirataria e da possibilidade de expandir a quantidade de jogadores. Mas neste cenário se criou uma ideia deturpada de que os jogos “grátis” são completamente gratuitos. Um erro onde muitas pessoas não não “realizaram” que é “grátis para baixar”.

Com isso, baixar um jogo virou um “sacrifício” e não um “benefício”. Há pessoas inclusive que acham que todos os jogos do Android tem que ser grátis.

Minha opinião sobre esse tipo de comentário e a mesma sobre comentários sem noção encontrados em qualquer lugar da web. A internet é uma coisa maravilhosa, mas infelizmente ela deu “voz” a muito gente que não sabe a dádiva que ela representa. Ao invés de acrescentar algo de positivo ao mundo, essas pessoas conseguem passar apenas sua visão mesquinha da realidade.

Como comentar “corretamente” na Google Play

 

Não há um manual para comentar corretamente. Mas é possível tornar a vida na Google Play mais saudável para você e para os outros usuários. Aqui vão alguns passos.

1. Saiba o que você está colocando no seu smartphone ou tablet. É comum as pessoas baixarem apps sem saber exatamente o que é, do que se trata e para que serve.

2. Se o aplicativo ou jogo não iniciar, entre em contato com o desenvolvedor. É bem mais efetivo que uma crítica “vociferada” na Play Store.

3. Se, mesmo assim,  você vai comentar na Google Play, diga em qual aparelho testou o app/jogo. Para que outros usuários percebam que tal jogo pode não funcionar se possuírem o mesmo smartphone ou tablet. Simplesmente dizer “não funcionou no meu celular”, não ajuda em nada, lembre-se não te conhecemos.

4. Faça críticas a jogabilidade, gráficos..etc. Mas nunca sobre a velocidade de download. Isso é culpa da velocidade da sua internet e do seu aparelho. Ou no mais improvável dos casos, é culpa do Google, já que é ele quem hospeda os apps.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News