Gráficos de PS4 no Android serão “possíveis” com o Project Logan da Nvidia

NVIDIA_Siggraph_Mobile_HR_21-500x312-2

Hoje, a Nvidia liberou novidades em seu blog que irão estremecer o mundo dos videogames. O Project Logan, um sucessor do TEGRA 4, assustou internautas ao ser demonstrado rodando o IRA, uma demo facial que já era impressionante ao ser demonstrada em um computador top de linha. No vídeo abaixo, é possível conferir a demo rodando em “real time” em um dispositivo móvel rodando Android.

Algumas das características e recursos que o Project Logan possibilitará aos desenvolvedores:

Publicidade

 

  • Tessellation – que cria a geometria de forma dinâmica e eficiente na GPU a partir de descrições de alto nível, dimensionamento triângulos de forma otimizada com base no ponto de vista do usuário.
  • Compute-based deferred rendering – calcula o efeito de todas as luzes em uma cena em uma única passagem de renderização adiada. Esta capacidade do OpenGL 4 melhora a eficiência de renderização adiada e escalabilidade em comparação com implementações atuais baseados em OpenGL ES, que exigem uma passagem extra para cada fonte de luz na cena. A escalabilidade da abordagem baseada em computação também abre o caminho para a iluminação de modelos ainda mais avançados, como o uso de pontos virtuais de luzes para efeitos de iluminação globais aproximados.
  • Algoritmos de anti-aliasing e pós-processamento avançado – oferecerão melhor qualidade de imagem, particularmente em áreas de contraste de cor muito forte, fazendo multi-sampling mais programável e permitindo que os aplicativos implementem seus próprios filtros anti-aliasing. Estes também permitem efeitos de pós-processamento mais eficientes e de qualidade cinematográfica, como motion blur e profundidade de campo.
  • Física e simulações – simulando o comportamento físico dos objetos renderizados, como calcular a dinâmica de corpo rígido ou animação de partículas de fumaça. Isso permitirá aos jogadores desfrutar de mundos virtuais mais detalhados, totalmente interativos não era possível anteriormente em dispositivos móveis.

 

Tudo parece incrível e mesmo que críticas precipitadas caiam em cima do quesito bateria, devemos aplaudir o feito. Embora toda essa qualidade gráfica não esteja presente nos nossos bolsos nos próximos meses, tal fato, já aponta que os games seguirão a mesma convergência da Internet e filmes, ou seja, independente da plataforma, eles estarão em qualquer uma delas.

NVIDIA_Siggraph_Mobile_HR_1

A GPU Logan pode revolucionar a plataforma mobile adicionando suporte a tecnologia e engines antes exclusivos dos jogos de PC e videogames. Com suporte para OpenGL 4.4, OpenGL ES 3.0 e, algo impensável,  DirectX 11! Além dos recursos citados acima. Em suma, pode-se afirmar que em um futuro próximo não haverá distinção entre essas duas plataformas (PC e Mobile) e qualquer jogo, facilmente passeará entre as duas sem a menor dificuldade de execução.

Fonte: Blog da Nvidia

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News