iOS 7: O que é bom? O que é ruim? O que é “mimimi”?

ios-7-games

O iOS7, a nova versão do sistema operacional que acompanha iPhone, iPod Touch e iPad foi enfim anunciado na WWDC 2013, evento da Apple focado nos desenvolvedores. E já existe diversos desenvolvedores que já colocaram a mão na versão Beta (a primeira) do sistema. Com um visual focado na “claridade” e “vivacidade”, o iOS 7 dividiu opiniões na Internet. Teve gente que adorou, teve gente que odiou. Mas uma coisa é clara, a nova interface do sistema é totalmente o oposto da proposta anterior, foca no skeumorfismo, que era a representação visual de texturas como madeira, couro e etc.

Agora é tudo translucido com cara de coisa que sai de filme de ficção com Minority Report, um pouco “frio” em algumas telas. Mas o novo visual deve agradar quem achava o iOS “escuro” em alguns momentos.

 

Publicidade

O que é bom?

A nova interface tem novos recursos “inspirados” em outros sistemas. O modo como gerenciamos abas no Safari é bem legal, oferecendo um preview de cada tela e ainda sim lembrando um pouco “pastas” em uma gaveta. O novo gerenciamento de tarefas é com certeza uma das melhorias mais esperadas. Agora, é possível ver um preview das aplicações antes de decidir, fechá-las ou voltar a elas. Nessa parte, o iOS 7 ficou muito parecido com o Windows Phone 8.

http://www.youtube.com/watch?v=N08v7V9CUiQ

Os apps no iOS 7 agora sempre aparentam ocupar a tela inteira. Como tudo é translúcido, a pequena barra no alto da tela, onde são exibidas informações como hora, bateria e etc, é totalmente transparente.

A controversa claridade do sistema, parece ser um fator que muda conforme você muda de wallpaper. Mudando para um Wallpaper mais escuro, todas as telas e letras do sistema adquirem um contraste melhor, o que melhora a usabilidade no geral, principalmente para quem problemas de visão.

 

O que é ruim?

Dizer que tudo que foi criticado é “mimimi” é ser ignorante, até editores de grandes sites como The Verge não gostaram de algumas coisas. Os ícones definitivamente não agradaram e não é apenas a paleta de cores escolhida, mas o contraste que ele terá com ícones de outros aplicativos por exemplo. A claridade excessiva da interface em várias telas pode afastar futuros compradores que simplesmente não vai “concordar” com a proposta visual do sistema.

iOS7-Video-05-580-75.JPG

A falta de personalização é outro fator negativo que continua. E não adianta vier com aquele papinho de que a interface não importa (se não importa, volta pro Symbian então?).  Uma enorme quantidade de usuários de Android, posta repetidamente em comunidade do Google+ e Grupos no Facebook suas novas “homes” personalizadas.

 

O que é mimimi?

Para variar a reação na Internet foram as mais variadas possíveis, com gente perguntando “quando sai a versão masculina?” de fato, ao utilizarem apenas iPhones brancos na publicidade a Apple tente dar um foco cada vez menos corporativo para o sistema.

As diversas imagens que aparecem na Internet logo em seguida a conferência anunciando o novo iOS como clone dos concorrentes Android e Windows Phone, não cola muito. Pois é uma tendência esse visual “flat” e minimalista, que o Windows Phone adotou, mas que tem pouco no Android (ainda bem). Se inspirar no que a concorrência anda fazendo (sem patentear) é uma prática comum.

Mas a parte do mimimi que é está correta é no que diz respeito justamente as semelhanças. Os ícones lembram o do Ubuntu OS? Sim! O tema azul lembra Windows Phone? Sim!

Meu mimimi é que eu esperava mais! Queria um sistema incrível com uma chamadinha para uma nova linha de produtos. Queria que o iOS 7 tive widgets que saltassem assim que eu apontasse para o ícone sem tocar, ou que pelo menos se movessem “se auto-explicando melhor”. Queria que o sistema tivesse “smartactions” e aprendesse com eles e queria um Control Panel mais bonito, aquele parece uma folha desbotada.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News