[Symbian Morreu] Nokia confirma: 808 Pureview é o último Symbian

De uma participação do mercado de 63% para menos de 2,5% , não é preciso dizer que o Symbian virou história velha. A última “pá de cal” foi jogada pela própria empresa, hoje (24), ao anunciar o seu relatório financeiro de 2012. A empresa declarou que o Nokia Pureview 808  é o último smartphone da Nokia com o sistema operacional Symbian.

No início, o Symbian era uma espécie e "Android" que as empresas deveriam pagar royalities para usar (Foto: Montagem)
No início, o Symbian era uma espécie e “Android” que as empresas deveriam pagar royalities para usar (Foto: Montagem)

O Symbian tem uma história de sucesso no Brasil, onde o sistema foi muito bem aceito junto com smartphones como o Nokia N73 e o Nokia N95. Porém com a mudança de paradigma de interfaces proposta por iPhone e amplamente divulgada pelo Android, a Nokia não conseguiu desenvolver um sistema que conseguisse concorrer com os dois sistemas. Não em funções, mas em beleza da interface.

Lembro do burburinho na época em que o iPhone foi lançado e de como os fanboys da Nokia criavam piadas pelo fato do aparelho não ter teclado físico e não ter “copiar e colar”. “Meus dedos na tela? Sem caneta?” Quem diria que pouco tempo depois o Symbian e a Nokia viriam a se tornar quase irrelevantes para o mercado de smartphones.

Então fica o aviso para quem ainda tem um smartphone com Symbian. Se você vai ficar com o seu smartphone para sempre, tudo bem! Caso contrário, venda-o o mais rápido possível.

Publicidade

Fonte: Tecnoblog

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News