A Sony muda os planos para Xperia Play e ‘Playstation Mobile’

A Sony vai mudar sua postura em relação ao jogos de smartphones, principalmente com relação ao smartphone Xperia Play e a plataforma Playstation Mobile. A primeira grande mudança pode ser percebida pelo silêncio do Sony em relação a uma nova versão do Xperia Play. Com quase dois anos e sem nenhum indício de um Xperia Play 2, podemos concluir que não teremos uma nova versão do aparelho.

Sony tenta se manter relevante no mercado de jogos mobile, Ironia? (Foto: Divulgação)
Sony tenta se manter relevante no mercado de jogos mobile, Ironia? (Foto: Divulgação)

A Sony passará a investir na ‘cross plataforma’  Playstation Mobile e pretende estendê-la para mais smartphones com Android, além da linha Xperia. Atualmente a Playstation Mobile funcionará apenas com os seguintes aparelhos: Xperia Play, Xperia Arc, Xperia S, Xperia Ion, Xperia Acro (e Acro HD), Sony Tablet S/P, e também HTC One X, One X+, One S, e One V. E é claro, PSVITA.

O objetivo é injetar ânimo e jogos baratos para o PSVITA. Para isso, a Sony pretende atrair muitos desenvolvedores com sua SDK barata (99 dólares) e possibilidade de  upload ilimitado de apps e jogos durante um ano.

Outra mudança será o abandono dos jogos do Playstation One para a plataforma Playstation Mobile. Soa estranho, mas é isso mesmo. A plataforma Playstation Mobile não terá mais novos jogos do Playstation.

Publicidade

Sinto pelo Xperia Play, era um ótimo equipamento, talvez o melhor “videogame portátil” que já tive em mãos. A ideia daqueles sensores no meio do smartphone que serviam como analógicos, beirou a genialidade. O Xperia Play tinha tudo, ótimo hardware, ótimo know-how da sony para fazê-lo resistente e ótimo suporte a jogos, o único problema era o preço no lançamento. O smartphone era muito caro, custava mais caro que smartphones top que geralmente são comprados por pais de família. Em solo europeu, onde o aparelho foi lançado primeiro, o Xperia Play custava 539.99 euros (726.94 dólares) Isso era muito mais que uma pessoa iria pagar em um smartphone top da época como iPhone 4 e Galaxy S.

Um smartphone com essas características, focado nos jogos, tem que ter um preço intermediário. Apesar disso, não considero que Xperia Play encalhou, o aparelho teve ótima aceitação, principalmente aqui no Brasil. Mesmo ele já mostrando os primeiros sinais de cansaço executando jogos pesados, o aparelho ainda é muito procurado.

Para finalizar, nada melhor do que lembrar de como o Xperia Play balançou o mercado. Ainda lembro do burburinho em 2010, de um “PSP Phone” e de como todo mundo dizia que o Xperia Play iria rodar jogos de PSP. Nada disso se confirmou e o futuro da linha Play, ex-Playstation Suite e agora Playstation Mobile, continuam incertos. Parece até que já vi esse filme antes. Primeiro lançando hardware específico para jogos e depois lançando uma plataforma mobile. Nokia fez exatamente isso com o N-Gage.

Via Playstation Blog

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News