7 jogos que declaram a Independência dos Jogos Móveis

Muitas vezes declarados como descartáveis, os jogos móveis (celulares, smartphones, tablets), hoje tem lugar de destaque na mídia e principalmente no coração dos jogadores. Separamos uma lista com os jogos que fizeram história.

Seja praticando o caminho inverso, saindo dos celulares e indo para os consoles, seja pela iniciativa pioneira, ou até mesmo pelo sucesso estrondoso. A verdade é que os nossos joguinhos estão aí, alegrando nossas vidas com doses instantâneas de diversão.

7. Kroll (iOS)

Publicidade

Kroll foi um dos primeiros jogos para iPhone a ter uma personagem e uma história. O jogo pode ser considerado como muito ruim para os padrões atuais, mas em setembro de 2008, ele era o jogo que demonstrava o potencial da plataforma iOS junto com Super Monkey Ball. Levou só duas semanas para se produzido. Aqui vale uma menção honrosa para Star Wars Force Unleashed, que apesar de não ter sido criado inicialmente para iPhone,  teve uma versão melhor do que a da N-Gage 2.

 

6. Super Monkey Ball (iOS)

Jogo responsável pela celebre frase de Simon Jeffery ,então presidente da SEGA of America. Ele disse que o iPhone (3G) “era tão poderoso quanto o Dreamcast”. O game foi lançado praticamente junto com a App Store, na época se chamava iPhone App Store, e era um dos poucos games que tinham um personagem protagonista.

5. Infinity Blade (iOS)

Saindo dos pioneiros e indo para o sucesso estrondoso de Infinity Blade em 2010. Se tem um jogo que impressionou qualquer dono de Playstation 3 e Xbox 360 foi esse game da Chair. Feito com utilizando a Unreal Engine 3, Infinity Blade chutou o balde a praticamente anunciou que não havia limites para a plataforma mobile.

4. Real Racing 2 (iOS e Android)

Ainda falando em requinte gráfico temos Real Racing 2, um simulador de corrida tão impressionante que pode ser colocado em uma TV de alta definição e rodar a incríveis 1080p. Isso lá em 2011!

3. Modern Combat 3 (iOS e Android)

Sempre curti os jogos FPS da Gameloft. Desde o primeiro Modern Combat, notei como a produtora havia achado o esquema de controles perfeitos para touchscreen. Isso é comum, mas foi a Gameloft que praticamente criou esse padrão. MC 3 chegou a marca 1.5 milhões de jogadores ativos mensalmente. Impressionante para uma plataforma que muitas diziam estar fadada a jogos casuais.

2. Angry Birds (iOS, Android, Windows Phone, Symbian, etc)

Tão conhecidos quanto Mario e Mickey, os pássaros raivosos são uma mania difícil de deixar. Na internet eles estão por toda a parte, e no mundo real também. Basta sair de casa para ver pessoas usando camisas, cases e até sandálias desses pássaros. Angry Birds está no seleto grupo de poucos jogos que começaram nos celulares que viraram ícone da cultura pop.

1. Snake (Nokia’s)

Impossível não lembrar de quem começou essa pequena e divertida revolução. Snake continua sendo um dos maiores sucessos dos celulares. Lançado originalmente em 1997 e chegando por aqui apenas por volta de 2000, junto com os celulares Nokia 6110 e 5110, o jogo da cobrinha foi aquela febre e o melhor de tudo, a bateria não acabava depois de umas 5 horas jogando.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News