O Cavaleiro das Trevas Ressurge, um dos melhores jogos do Android e iOS

Lançado para Android e iOS, The Dark Knight Rises, conhecido por aqui como Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é o jogo oficial do novo filme do morcegão.  Embora o game não tenha sido muito bem recebido nos reviews de sites pela internet a fora, o trabalho da Gameloft em trazer a atmosfera do terceiro e último filme dessa trilogia para o Android e iOS foi primoroso.

 

Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge é um jogo excepcional, vale cada centavo!
Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge é um jogo excepcional, vale cada centavo!

 

Spoilers, Spoilers e mais Spoilers.

 

Publicidade

Não sou um fã de quadrinhos, mas para quem está com muita expectativa de ver o filme, não recomendo comprar e jogar o game antes de filme. Totalmente baseado na obra, o game tem muitas cenas, personagens e referências que podem estragar a diversão dos fãs mais xiitas. Sendo sincero, eu não acho que isso possa acontecer, qualquer pessoa com bom censo consegue degustar ambos sem ficar com xiismos por que “faltou isso ou aquilo”.

 

Portanto, caso você esteja evitando ler e ver qualquer coisa sobre o filme para evitar spoilers, não recomendo ler essa crítica ao game.

 

Muito bem, vamos ao jogo. “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” É um excelente jogo de ação com elementos de espionagem e ação furtiva, mesclados com combates corpo a corpo e um misto de fases lineares com missões paralelas.

 

Com uma trilha sonora belíssima e efeitos sonoros muito bons, a atmosfera do jogo é complementada por um trabalho de modelagem 3D que beira ao limite da plataforma móvel. É um jogo para “impressionar” os amigos, como Infinity Blade e Asphalt 7.

 

A Gotham do jogo é muito bem feita, lembra desses trilhos do primeiro filme?
A Gotham do jogo é muito bem feita, lembra desses trilhos do primeiro filme?

Os comandos podem não ser exatamente o que muitos esperavam, mas com certeza encaixaram-se muito bem com as telas touch e com a proposta do jogo, que apesar de ser uma “experiência de console” passa longe de substituir a mesma. Os golpes são realizados com apenas um botão, o de bater, não há opções de incrementar combos ou variar os ataques.

 

Apesar disso, o morcegão tem um botão de “contra-golpe” muito simples e que ajuda bastante quando você está cercado de inimigos.

 

Li muitos reviews por aí onde compararam o jogo demais com games fantásticos para PS3 e Xbox como Batman Arkham City. Comparação totalmente injusta e desproporcional. É como comparar um carro 1.0 com uma Ferrari.

 

 

O Batman

 

Repare nos pintos de chuva batendo no traje
Repare nos pintos de chuva batendo no traje

O bom e velho morcegão volta a sua forma melhor do que nunca em um jogo para smartphones. Com golpes legais e movimentação natural, o Batman desse jogo possui movimentos impressionantes como planar no ar usando a bat-capa (desculpe, não resisti). Ele tem um gancho (hookshot) que apesar de ser meio surreal adiciona uma jogabilidade interessante ao game.

 

Batman fala com aquela “vozona” de tenor rouco sem movimentação labial, mas sejamos francos, estamos falando de um jogo de celular, não dá pra cobrar demais. Pelo menos a dublagem ficou muito boa.

 

Na jogabilidade, minha única queixa  é a quantidade de bat-bumerangues. Eles são muito úteis e economizam um tempo preciso para detonar bandidos, mas custam caro, portanto use-os apenas nas missões furtivas.

 

A Jornada

 

Planar por aí usando a bat-capa é muito legal
Planar por aí usando a bat-capa é muito legal

O game começa muito bem, com um breve tutorial ensinando a jogar e os itens do menu, principalmente os de comprar, a Gameloft nunca desiste de levar mais um por fora. Porém, depois de sair da prisão, e daquela cena linda com Bruce Wayne subindo seu pior pesadelo, um buraco fundo e escuro. O game começa a cair em fases repetitivas, não que sejam monótonas, mas quem esperava terminar o game em menos de 2 horas terá uma bela surpresa.

 

A Gameloft criou mais uma cidade belíssima, dessa vez, a Gotham City dos últimos filmes do Batman. Apesar de pequena, em comparação com New York do game do Homem-Aranha, essa Gotham City é muito mais povoada e com muito mais detalhes. Sem efeitos de texturas borradas,  (pelo menos no iPad 2 e iPhone 4), como foi visto no jogo do Aranha, essa nova Gotham City é uma personagem a parte do jogo.

 

Os bugs

Nem tudo são trevas em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Muito bugs povoam a experiência de quem tentar resolver as coisas no jogo de maneira não muito “ortodoxa”. Para quem tem mania, como eu, de puxar os inimigos com o gancho, algumas vezes eles ficam inacessíveis, no ar ou nos escombros da cidade.

Muita gente relatou no Android que o jogo costuma fechar sozinho, isso acontece vez por outro também no iOS. O bug mais engraçado, aconteceu comigo na missão em que temos que pilotar a moto. O botão que parece o acelerador de um carro, freia a moto, e o que parece um freio, acelera. Abaixo você confere alguns desses bugs encontrados pelo caminho.

 

Aquilo era para estar ali mesmo?
Aquilo era para estar ali mesmo?
Cadê o inimigo que deveria estar aqui para levar porrada?
Cadê o inimigo que deveria estar aqui para levar porrada?

 

Conclusão

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge para smartphones e tablets é tão épico quanto o filme ao qual se inspirou. Muitas cenas cinematográficas esperam por você (como o mega spoiler abaixo). A Gameloft fez mais um excelente game Premium com horas de diversão. São 27 missões sem contar o free-run pela cidade.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News