Pseudo-Review: Galaxy SIII é o novo top de linha do mercado de smartphones

O novo “Ultraphone” da Samsung, O Galaxy SIII já chegou ao Brasil e está disponível para compra em várias lojas em São Paulo. Pelas operadoras e para todo o Brasil a partir de amanhã (11). O aparelho é a coisa mais luxuriante do momento e o novo rei das “specs”. Destroná-lo como “o melhor smartphone do mercado” será uma tarefa difícil para o futuro iPhone 5.

Ainda não superei esse "Design for humans" da propaganda, mas tudo bem (Foto: Divulgação)

Antes de qualquer comparação com iPhone 4S, deixa eu dizer que já estamos em outra categoria. A Samsung deu um salto no hardware e estamos falando de um aparelho com processador quad-core de 1.4GHz e 1 GB de RAM (na versão coreana são 2GB de RAM). Mais potente do que o computador de muita gente, não é de se estranhar que o aparelho chegue por aqui custando acima dos 2 mil reais. Uma eventual queda no preço deve ocorrer, mas devido a badalação como um “iPhone Killer”, o preço do SIII deve demorar para cair.

Especificações

Quad-band GSM e quad-band 3G
Suporte a 21 Mbps HSDPA e 5.76 Mbps HSUPA
Tela de 4.8 polegadas 16M-color Super AMOLED capacitive touchscreen e HD (720 x 1280 pixel) Corning Gorilla Glass 2
Sistema Android OS v4.0.4 com TouchWiz launcher
Processador 1.4 GHz quad-core Cortex-A9 CPU, Mali-400MP GPU, Exynos 4 Quad chipset e 1GB de RAM
Câmera 8 MP wide-angle lens autofocus com LED flash
Gravação de vídeo de 1080p HD a 30fps
Wifi Dual-band 802.11 b, g, n
GPS com A-GPS; suporte GLONASS e Búlsula digital
Versões em 16/32/64GB  de espaço com possibilidade de aumento de espaço com cartão microsd
Acelerômetro, giroscópio e sensor de proximidade
Engrada para fone de ouvido padrão
microUS Bcom USB host and TV-out (1080p), Não tem saida micro-hdmi
Stereo Bluetooth v4.0
Radio FM (ainda usam isso?)
Great audio quality
Super fino com apenas 8.6mm de espessura
Camêra fronta de apenas 2MP
navegação web com suporte completo ao Flash
NFC
Document editor
Bateria parruda de  2100 mAh

Publicidade

Para um aparelho absurdamente caro, as desvantagens do Galaxy SIII se resumem a receber apenas o aparelho, um fone de ouvido “meio-boca” e um carregador. A Samsung poderia ter colocado um kit veicular ou fone bluetooth para enriquecer a experiência e agradar o usuário que não tem tanto dinheiro assim.

O acabamento da carcaça é lindo e visualmente ergonômico para o bolso. A tela, 4.8″ polegadas, apesar do tamanho não parece um trambolho e é perfeitamente usável com apenas uma mão (isso se você levar em conta que o público de aparelho são homens, geralmente, pais de família).

Nos benchmarks, como sempre damos enfase apenas ao que nos interessa, O Galaxy SIII se mostrou mais potente até que o iPad 2 para gerar gráficos 3D. Se quiser ver mais benchmarks é só visitar o review do GSMArena.

Galaxy SIII é, com folga, o smartphone mais poderoso do mercado (Foto: GSMArena)

A performance do iPad 3 (chega de nomes errados ok? Vou chamar de 3) não deve ser levada em consideração pois no teste, a resolução estava reduzida (720p). Ou seja, em um cenário real com resolução padrão ( 2048×1536 pixeis) o resultado dele iria cair para algo perto do iPad 2.

Para quem curte games, a única tristeza é saber que o Galaxy SIII vem com Mali, e não com um Nivida Tegra 3 ou 4. Pois,  para quem anda acompanhando as novidades da Nvidia, a empresa está investindo alto em jogos muito bonitos para smartphones. Mesmo não contando com os títulos optimizados da Tegra Zone, a performance nos games é acima da média.

 

Aqui no Brasil, o Galaxy SIII tem poucos adversários. Se lá fora existem as opções: LG Optimus 4X HD P880, Meizu MX quad-core, Huawei Ascend D quad e Huawei Ascend D quad XL, por aqui, o Galaxy SIII irá reinar absoluto até a chegada do iPhone 5.O LG Optimus 4X HD tem uma configuração muito similar ao SIII, mas parece que vai perder o bonde por simples questão de logística.

Mais informações, comparativos e outros testes para câmera, fones, e pixeis de tela, visite GSMArena.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News