Por que os jogos de tiro NÃO estão na App Store brasileira?

E aí já baixou N.O.V. 3? E Modern Combat 3? Talvez já, mas não na App Store brasileira. Se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa e migrou sua conta de outro país para a iTunes brasileira, só lamento, meu amigo. Atualmente, não temos nenhum grande jogo de tiro disponível para download. Nenhuma versão dos seguinte jogos: N.O.V.A, Modern Combat, Call od duty, Battlefield. Até Max Payne ficou de fora.

Tudo esbarra, como sempre, na velha “burrocracia” brasileira que mais uma vez prova que não se da bem com a Apple. Parte do problema com relação aos jogos para iOS no Brasil foi solucionado recentemente, quando a seção de jogos estreiou na iTunes brasileira. Mas parece que o governo não quer jogos de tiro que simulem violência, e parece que a coisa não vai mudar tão cedo, veja o que a Gameloft colocou, como resposta a um dos comentários no Facebook.

Gameloft explica por que não tem jogos de tiro na App Store do Brasil
Clique para Ampliar

Enquanto isso, para quem tem um Android no bolso, não há o que reclamar, recentemente o Google anunciou uma parceria com as operadoras para facilitar a compra de aplicativos e jogos. Porém, no mundo da maçã, quem tem iPhone, iPod Touch ou iPad tem que se virar em contas estrangeiras para garantir sua diversão balística.

Recentemente migrei minha conta da App Store da Argentina para o Brasil. E tomei um baita chute nos fundilhos. Por quê? Por que não baixei todos os aplicativos que tinha comprado por lá e quando tentei novamente mudar a conta para a App Store hermana recebi a mensagem de que não poderia fazé-lo, pois não existe mais a opção “none” nas formas de pagamento, sendo agora obrigatório ter um cartão de crédito da Argentina, mesmo que seja só para baixar aplicativos grátis. Com isso perdi uma grande quantidade de jogos comprados. Embora eu não vá jogá-los em um futuro próximo, sempre existe a possibilidade de um review/crítica mais na frente.

Publicidade

Bom, não tive escolha e mudei a região da minha conta (mais uma vez) para o Uruguai. Nada impende que a mesmíssima shit aconteça de novo. E esse é o destino de quem tenta usar honestamente o sistema da Apple no Brasil. Falta de lançamentos mais adultos, alguns jogos de 2009 ausentes e a impossibilidade de comprar Gift Cards sem taxas na Best Buy.

É, se continuar assim, mudo pro Android de vez.

 

##### ATUALIZAÇÃO #####

A portaria 1.643/2012, publicada  no Diário Oficial da União em Agosto, determinou que as empresas que comercializarem ou oferecerem jogos pela internet (Aqui incluem-se Apple e sua App Store) ficarão responsáveis por avaliar o conteúdo com base nos critérios de sexo, drogas e violência e especificar a classificação indicativa de acordo com o padrão nacional.

Contudo, apesar de publicada a portaria ainda não entrou em vigor.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News