Tire suas dúvidas sobre os games na App Store Brasileira

A App Store brasileira finalmente possui uma seção de jogos e agora você não sabe se abandona sua conta Americana, Argentina, Uruguai ou qualquer outra que você tenha criado. Acompanhe nossas dicas para aproveitar ainda mais essa novidade.

Todos os jogos estão disponíveis na App Store Brasileira?

Sim! A maioria esmagadora dos jogos estão disponíveis.

Publicidade

 

Posso abandonar ou até apagar minhas contas antigas? Precisarei recomprar os jogos?

Não faça e nem pense nisso. Todos os jogos e aplicativos que você comprou ficam vinculados as contas de cada País. Exemplo: comprou Angry Birds Seasons na App Store Argentina? Se você logar na conta Brasileira terá que pagar pelo jogo novamente para baixar.

 

Os preços estão em reais?

Não! Os preços estão em dólar (por enquanto) e na hora da compra é feita a conversão, muito cuidado.

 

Posso usar cartão de crédito nacional para comprar aplicativos e jogos?

Ainda não! Todo o processo ainda é internacional (assim como no Google Play). Só existe uma fachada, na hora de comprar um aplicativo/jogo será necessário um cartão internacional para comprar em dólar. Pelo menos por enquanto.

 

Poderei usar minha conta nacional para baixar aplicativos/jogos no site FreeMyApps?

Não! O site FreeMyApps deixa claro que é necessário uma conta americana.

 

E o Game Center como fica?

O Game Center é universal, uma conta nele serve para qualquer App Store e qualquer jogo que por ventura você venha instalar e rodar no seu iDevice. O mesmo para Open Feint e Gameloft Live.

 

Pagarei imposto de IOF (imposto sobre operações de crédito) ao baixar um aplicativo e jogo? De quanto será o acréscimo?

Sim! Acredito que esse foi um dos “motivos” que fez o nosso “amado” governo liberar os jogos na Loja. O acréscimo será de 6%, mas é bom averiguar também o fluxo cambial, no momento desse artigo, o dólar está custando 1,82 reais.

 

 

 

Por que os jogos só chegaram agora?

Jogos para celular já são vendidos a mais de 8 anos sem nenhuma fiscalização da Justiça. O que acontece é que só agora a Apple se aproveitou de uma brecha na Lei que permite que você monte uma estrutura que parece nacional (traduzida) mas que na realidade é uma venda ocorrida no exterior, como fazem: Google, Sony, Microsoft, Steam e outras empresas. Isso foi muito melhor pois em vez dos jogos serem submetidos e avaliados um a um, eles simplesmente foram todos adicionados na AppStore Brasileira.

 

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News