[Review] H.A.W.X é uma experiência de voo “meio-boca” para iPhone e Android

Lançado originalmente em 2009 para consoles e PC, H.A.W.X recebeu uma versão para iPhone e iPod Touch também no mesmo ano e depois para Android. Nem preciso dizer que ao comprar o game (em uma promoção de 0,99, claro) meu cérebro o ligou direto com Ace Combat 2 para Playstation, game que joguei muito na minha época de adolescente.

Talvez esse seja um dos motivos que levou-me a não ir com a “fuça” do game. Pois me diverti muito na minha adolescência jogando AC2 com fone de ouvido e colocando músicas de filmes que fizeram minha infância como Top Gun e Águias de Aço. Jogava sem ouvir nada do áudio do game, mas com “Highway to Danger Zone”, “Anthem” e aquela de Águias de Aço que eu não me recordo o nome, no último volume.

http://www.youtube.com/watch?v=Kz6476cKR4Q

Publicidade

H.A.W.K parece uma boa experiência, apesar dos gráficos datados e do “não suporte” a retina display o game pode parecer ser muito bom, mas algumas coisas básicas que deveriam existir não deram as caras nesse jogo.

O primeiro problema é a física mentirosa. Ok! Tudo bem, sei que AC2 também não era um “simulador de voo” mas em H.A.W.X nem stolamos (stolar é quando você perde a sustentação do ar) para você ter uma ideia. O game apresenta o mesmo problema de AC2 no quesito munição (que é muita mesmo) e as missões ficaram muito prolongadas repetitivas e chatas.

Os personagens do game falam muito em DogFight mas como nos sabemos hoje em dia existe muito mais estratégia e lutas a distância no radar do que com contato visual. Ah, a proposito, nada de radar nesse jogo. Só existe “o próximo alvo”.

Os ambientes são sempre pobres e sem vida, apenas alguns prédios, pontes e o Cristo Redentor lhe farão companhia.

Isso mesmo, o jogo tem uma missão no Brasil! Eita Gameloft que curte a nossa terrinha.

O audio é desapontador, além de não contar com músicas bacanas, o som das explosões e sensor da mira de misseis ao travar o radar é muito alto e estridente.

Resumindo não parece uma boa experiência para um fã de AC. Juntando o panorama acima a fases extremamente repetitivas fiquei enormemente decepcionado com o game. Ele tem alguns fatores positivos como os aviões que são até bem modelados mas a falta de criatividade na hora de por emoção ao game pesou nessa avaliação.

+Prós

  • Controles
  • Modelagem dos aviões

-Contras

  • Muito monótono
  • Fases repetitivas e sem graça
  • Áudio decepcionante

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News