[Análise] Devil May Cry 4 Refrain (iPhone)

http://www.mobilegamer.com.br/wp-content/uploads/2012/01/dmc4refrain-007.jpg

 

Não é um port da versão para consoles mas também não é a tragédia que muitos fãs ortodoxos de DMC anunciam. Devil May Cry 4 Refrain é um bom hack’n slash para iPhone e iPod Touch que quem realmente jogou, gosta e quem não jogou critica. A questão é a mesma de sempre, depois de coisas como Infinity Blade e Real Racing a mídia especializada criou expectativas muito altas para os jogos de iPhone e esqueceu que bom jogos não precisam estar em “estado de arte”. Precisam apenas serem divertidos. Na realidade, DMC 4 Refrain foi desenvolvido primeiramente para celulares japoneses e depois portado para iOS.

A versão de DMC 4 para iPhone possui uma história semelhante à versão para consoles. Inicialmente, você controla Nero, um jovem que se parece e muito com Dante (protagonista da série), mas que possui poderes de demônio, especialmente no seu braço direito. Muita coisa foi cortada em relação a versão dos consoles, mas o básico está aqui – temos Nero que busca uma vingança contra Dante e nesse meio tempo tenta resgatar sua “namoradinha”, Kyrie, das garra do Sanctus.

Publicidade

Desenvolvido para rodar tanto em um iPhone 2G quanto no 4S, por exemplo, DMC 4 Refrain é bem leve no quesito processamento. Nada de super gráficos, nada de cut scenes fodonas, nada de efeitos sonoros densos e grande trilha sonora. Tudo é bem resumido aqui, e isso não é uma crítica. Essa versão foi toda pensada para ser um típico jogo de celular. Centrado nos combates, todos os diálogos podem ser “squipados”. Apesar de serem parte importante da história, os diálogos são todos em texto e a trilha sonora chatíssima irá contribuir para a falta de paciência em lê-los.

 

Mesmo com até quatro inimigos desse na mesma sala, os controle não atrapalham

Uma coisa que muita gente criticou (sem razão) foi o tamanho dos botões ocupando boa parte da tela. Reclamação injusta. O tamanho dos botões incomoda muito pouco. Acredito que o que muita gente (que não jogou) pensou foi que ficaria difícil ver de onde os inimigos surgiriam. Bem, isso não é problema nesse game. DMC 4 Refrain possui mira automática e um bom sistema de câmera, quem jogou sabe!

A diversão do jogo se sustenta em um tripé: combates, combos e a exploração. Nos combates, temos pouca variedade de inimigos e grandes batalhas contra chefões. Nos combos, temos combinações fáceis e efetivas, nada complicado de se fazer em uma tela touch. O game tem um sistema de mapa incomum que faz com que nos percamos com frequência, mas talvez essa seja a ideia. Alguns puzzles bem alocados garantem que DMC 4 não vire um “no brain” game.

DMC 4 Refrain é facílimo! Com continues infinitos talvez o game só seja complicado para quem não domina o inglês e se perca na solução de alguns puzzles. Porém os continues infinitos e a possibilidade de salvar a cada fase tiram boa parte do desafio do game. Depois de terminar o game, Dante é liberado e temos direito a mais uma rodada com o Sr. Fodão em uma campanha inteiramente nova.

http://www.mobilegamer.com.br/wp-content/uploads/2012/01/dmc4refrain-011.jpg

Capcom ultimamente anda sendo muito criticada por jogos ditos ruins no iPhone. Sinceramente, não vejo motivo para isso aqui. Foi entregado um bom jogo com mais de 10 missões, suporte a Game Center, Puzzle bem colocados, variedade de estágios e ambiente. O game vale a pena se estiver na faixa de preço abaixo dos 5 dólares. DMC 4 Refrain não é um porte perfeito, contudo, o game mantem viva a franquia DMC viva com tiros, espadadas, mas sem pizza.

 

+Prós

  • Boa adaptação dos controles para tela touch
  • Contem o básico da jogabilidade de DMC sem inventar modos estranhos de controlar o personagem

-Contras

  • Baixo desafio
  • Trilha sonora chatinha e repetitiva

 

Nota 7

 

Nome: Devil may Cry 4 Refrain
Produtora: Capcom
Plataforma: iPhone, iPod Touch
Gênero: Ação / Hack’n Slash
Versão: 1.0.5 (versão testada em um iPod Touch 4G e iPhone 4)
Lançamento: Fevereiro de 2011

Curiosidade

Você sabia que esta não é a primeira aventura de Dante para celular? Devil May Cry 3D para celulares Java faria o mesmo caminho 3 anos antes.

 Bonus Game

http://www.mobilegamer.com.br/wp-content/uploads/2012/01/dmc4refrain-014.jpg
Se fosse o Dante já tinha elogiado a bunda!

 

Não se engane, não é CG

 

Dante dá as caras no fim do game e vira personagem selecionável

 

Nero diz "acho que devo te agradecer" e pensa "te vejo no próximo game, seu emo!"
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News