[Review] Modern Combat 3: Fallen Nation (Android e iOS)

Se existe um estilo de jogo que está em voga hoje em dia, é o FPS . E se a temática do jogo for “guerra” então, é sucesso garantido. Sabendo disso, a Gameloft já tinha até planos para uma 3ª franquia de jogos de guerra, mas resolveu ir com calma e concentrar seus esforços no terceiro game da série Modern Combat 3 (MC3). O resultado? Head Shot!

Como sempre bem lembrado pelo André, esse é um review/opinião pessoal. Review de gamer para gamer!

Antes de mais nada, acredito que todo mundo sabe que o modo campanha poderia ser melhor. Até aposto que muita gente tem inúmeras ideias de como o modo campanha poderia ser: poderia ser mais épico, mais cinematográfico – Eu também tenho as minhas mas – Ei! Ainda estamos falando de um jogo de celular e tablets.. ok?

Publicidade

Modern Combat 3 é um trabalho magnífico da Gameloft Montreal que entrega uma qualidade gráfica que surpreenderia até o Deus dos FPS, John Carmack. Existem tantos elementos na tela que eu fiquei até preocupado achando que o jogo iria travar a qualquer momento. Mas não trava, MC3 roda liso como se fosse um jogo de iPhone de primeira geração, tanto no iPhone 4, iPod Touch 4G e iPad 2.

 
IMG_0030 [Review] Modern Combat 3: Fallen Nation (Android e iOS)As fases são elementos de destaque nesse jogo, mais que os personagens.

 

1 [Review] Modern Combat 3: Fallen Nation (Android e iOS)Parei diversas vezes para contemplar as fases.

Modern Combat 3: Fallen Nation (nação caída) tem esse nome simplesmente por que a Gameloft resolveu cortar toda a v*adagem e trouxe a guerra diretamente para os lares (norte)americanos. Uma decisão e tanto. O jogo não deve ter dado muito polêmica, mas se fosse, Modern Warfare 3 (esse será o único comparativo, prometo!) teria dado muito o que falar.

Ainda falando sobre o enredo, os “caras maus” dessas vez são uma espécie de Eixo do Mal, denominado KPR (coreanos, paquistaneses e os bons e velhos russos). São ao todo, 13 missões, que apesar da variedade, não me deram um impacto muito grande (leia-se: não me diverti muito), parte da culpa fica com os tiroteios sequenciados (típico, anda-para-atira), linearidade excessiva e a trilha sonora que é muito chata a ponto de compensar a desativação. Trabalhos anteriores da Gameloft como o, recentemente convertido para Fremium, Brother in Arms, tem músicas e “clima” muito melhores.

Se você comprou MC3 pelo modo campanha não espere grande coisa. A campanha é boa, mas nem de longe é o elemento chave de diversão desse jogo. O Ponto G da coisa é o delicioso multiplayer online!

Se eu fosse descrever o multiplayer desse jogo seria como nada mais que Fantástico. Tudo que você espera de um excelente, honesto e não-bugado modo online está aqui! Lags inexistentes, mesmo em uma conexão de 250k e com 12 pessoas jogando, comprovam o milagre que a Gameloft conseguiu fazer com esse jogo. Diversos modos como os clássicos: contra, time contra, capture a bandeira e desative a bomba

São muitas novidades adicionadas ao multiplayer, agora você conta com um sistema de créditos, que podem ser utilizados para fazer upgrade em seus equipamentos tanto no modo Online como no modo Campanha. Caso esteja levando muita bala no online (meu caso..rs) você pode comprar créditos dourados e melhorar coletes, armas, aumentar dano e muito mais. Minha opinião é que você deve é treinar, pois independente do seu colete o que conta mesmo é perícia para detonar a galera.

O multiplayer é metade da diversão do jogo graças a quantidade de modos e a quantidade de pessoas jogando. Salas sempre lotadas em qualquer hora, a facilidade para convidar amigos na Gameloft Live também ajuda bastante.

Os outros 50% da diversão se deve ao melhor controle jamais tocado em um jogo de tiro para iOS. Preciso, ágil e agora com opção de correr e deslizar para uma proteção, o controle de MC3 é tão perfeito que deixa tudo mais fácil e não me fez ficar lutando com os comandos como em Battefield 2.

Uma coisa legal que reparei no MC3 é que agora parece que os jogos da Gameloft vão guardar seu progresso e troféus na nuvem. Ou seja, se você reinstalar o jogo, não vai ter que recomeçar tudo de novo ou ter que refazer todos os trófeus.

Apesar das grandes fases e cenários ricamente detalhados, MC3 tem um modo campanha meio-boca e um modo multiplayer online magnífico. É um excelente jogo é uma grande evolução (no multiplayer e jogabilidade) em relação ao seu antecessor que já estava ficando velho. Porém para uma quarta edição do jogo acredito que a Gameloft deveria trabalhar melhor seu modo campanha.

Não entendi o porquê do jogo ter classificação para maiores de 18 anos. Não vi peitinhos (nem mulher), nem tripas voando como em God of War 3 por exemplo. Só há um pouquinho de sangue e algumas palavras inapropriadas. Penso que existe uma regulamentação excessiva na App Store.

É claro que sou o filhinho da mamãe!

+Prós

  • Gráficos surpreendentes
  • Jogabilidade fácil
  • Modo multiplayer online se equipara ao dos consoles
  • Replay infinito no multiplayer garante um bom investimento
  • Aplicativo Universal

-Contras

  • Trilha Sonora
  • Modo campanha fraco
  • História desinteressante
  • IA estúpida!

Nome: Modern Combat 3: Fallen Nation
Produtora: Gameloft
Plataforma: iPhone, iPod Touch e iPad
Gênero: FPS
Versão: 1.0.0j (versão testada em um iPod Touch 4G e iPad 2)
Lançamento: Outubro de 2011

LINK NA GOOGLE PLAY

Link para Download na App Store – iPhone e iPad

Alguma imagens:

Ficou bem legal essa fase, apesar da fase ser um pouquinho longa.

 

 

Já essa fase é bem chatinha.. tirada diretamente de NOVA 2.

 

Walker: Ok espere, preciso alterar meu perfil no Facebook.
Não é bug galera, foi só um glitchzinho momentâneo na gravidade de MC3.
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News