REVIEW: The Adventures of Tintin (Android OS e iOS)

 
“The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn – The Game” (ou “As Aventuras de Tintim: O segredo do Licorne – O Jogo” em Português) é a adaptação para Android OS e iOS à cargo da GAMELOFT (juntamente com a Paramount Digital Entertainment) para promover o filme dirigido por Steven Spilberg e produzido por Peter Jackson que irá levar para o cinema as aventuras de Tintin, criada pelo belga Hergé em 1929, que rendeu diversos quadrinhos e até uma série animada na TV.

OBS: Jogo testado em um iPhone 3G[S]

OBS²: Não se deixe levar pelas notas e opiniões aqui expostas
 





Assim como no filme que segue a história do segredo do Licorne, o jogo narra a história de Tintin, um jovem repórter de Bruxelas, junto com seu fiel cão Milú (Fox Terrier) que num certo dia, no Mercado de Pulgas (feira à céu aberto), Tintin se depara com uma versão em miniatura do famoso Galeão Licorne, ainda sem saber seus segredos, mas fascinado por descobertas, Tintin acabo-o por comprar, mas nem tudo parecia tão fácil quanto parece, Tintin tenta ser convencido pelos “capangas” de Ivan Ivanovitch Sacarina (o vilão) à vender o Galeão em miniatura, mas Tintin recusa e fica se perguntando o por que de tanto interesse em um galeão em miniatura (ele ainda não sabe que são vilões), mas mesmo assim, os capangas acabam roubando o Galeão, Tintin e Milú partem em busca dos ladrões até chegar no Castelo de Moulinsart, onde Sacarina esconde todas suas relíquias e sua mais nova aquisição, o Licorne, após invadir o castelo, Tintin é capturado e colocado a bordo do navio Karaboudjan, onde conhece o Capitão Haddock que teve seu navio sequestrado por Sacarina que está em busca do Tesouro. Tintim, Milú e Haddock fogem do navio, passam por diversos lugares, pilotam um hidro avião, até caírem no deserto e serem resgatados por soldados do posto avançado de Afghar, após isso… bom, se eu contar mais, estarei contando o jogo inteiro não acham?

 
A História se mostra extremamente fiel ao filme, com personagens carismáticos e cheios de vida, sem dúvida nenhuma, quem jogar e chegar a completar a história do jogo, já irá ficar sabendo da maioria dos acontecimentos do filme (que infelizmente só estréia no Brasil em 20 de Janeiro de 2012).

Ah! Vale lembrar que o jogo já vem todo legendado em Português do Brasil, inclusive vários outros idiomas.

Publicidade
Tintin, Milú e o Capitão Haddock perdidos no deserto
 
Esse é o Licorne…

 

Sem dúvida nenhuma, umas das características que mais chama a atenção no jogo, Cenários e Personagens altamente detalhados, e algo raro de se ver em um jogo para iOS e Android, TODOS os personagens possuem uma sombra, digamos que realista, de acordo com a iluminação e tamanho do cenário a sua frente, a sombra do personagem pode variar de tamanho e posição, o que deixa o jogo com um tom muito mais realista, sem contar que os cenários tem reações a iluminação, como por exemplo, já na primeira fase à céu aberto no Castelo de Moulinsart, onde a luminosidade faz toda a diferença. As cores usadas nos cenários parece até que você controlando uma animação em CG.
 
Simplesmente ótimos, parabéns a GAMELOFT, gráficos lindos e muito bem trabalhados, e olha que o jogo foi testado em um iPhone 3G[S], sem nenhum problema de o jogo ficar saindo ou queda no frame rate, o jogo roda perfeitamente, se jogado em um iPad 2, iPhone 4S ou aparelhos com Android OS mais potentes, como o Samsung Galaxy S2 por exemplo, com certeza os gráficos podem ficar muito melhores.
 
Reparem na iluminação do cenário e do personagem, e também na sombra.

 

Aqui por exemplo, a luminosidade do ambiente já muda, lembram dessa imagem?
 
Um pequeno “bug”, mas que não deve ser levado a sério, Tintin tem 3 sombras?
 
Os personagens tem movimentos muito reais, parecem até que são de verdade, o movimento facial é incrível, são carismáticos e cada um tem a sua própria característica.
 





O que podemos avaliar aqui? Trilha Sonora, Efeitos e Dublagem.

Trilha Sonora: Impecável, uma obra-prima, chega a ser clássica, a cada ambiente, uma música diferente, as vezes você pode não ouvir, mas a trilha sonora do jogo está muito bem trabalhada.

Efeitos: O jogo não tem muitos efeitos como Tiros, explosões ou algo parecido, por isso, os únicos sons que você pode ouvir vindo do cenário, pode ser passos de ratos ou gás do Navio, ou o som da tempestade, e por aí vai.

Dublagem: A GAMELOFT vem se esforçando cada vez mais nesse ponto, apesar do jogo não contar com os atores do filme para a Dublagem, mesmo assim conseguiram fazer um ótimo trabalho, os dubladores interpretaram bem o personagem, principalmente o Capitão Haddock com seu tom de voz, mas muitos personagens do cenário, como na base militar no deserto, possuem as mesmas vozes, mas nada que tire a graça do jogo.

O modo de se jogar todo mundo já sabe, a GAMELOFT sempre faz um ótimo trabalho e consegue tornar o gameplay em uma tela Touchscreen muito agradável, com esse jogo, isso não é diferente, mas o grande diferencial nesse quesito é um só: A DIVERSIDADE DE GAMEPLAY.
 
Aqui não é só correr com o personagem.
 
Uma hora você estará pilotando um avião contra uma tempestade
 
Ou controlando Milú para encontrar objetos perdidos
 
Momento “Cut The Rope”: Corte a corda e acerte a caixa no inimigo (Corte a corda e faça o doce cair na boca do sapo, quem já jogou “Cut The Rope” vai entender)
 
O jogo tem direito até à duelos de espada, que é muito divertido por sinal
 
Cuidado para a vela não apagar…
 
Você pode até correr com camelos
 
Puzzle para abrir um Baú
 
Até mesmo um Telégrafo está no jogo!
 
Apesar de toda essa diversidade, o jogo tem os momentos em que você controla o personagem normalmente com um botão analógico virtual, podendo controlar a visão da câmera, correr ou andar devagar. Ah! A visão da câmera é perfeita, se ajusta muito bem ao personagem e ao momento, como por exemplo, quando você estiver subindo uma escada ou escalando uma torre.
 
O jogo tem muitas cenas interativas (apenas tocar ou arrastar o dedo no botão que surgir na tela) sem contar nas moedas espalhadas pelo cenário (que desbloqueiam alguns itens “extras” no menu como quebra-cabeças) que fazem com que o jogador preste atenção no cenário.

 




 

Não é apenas mais um jogo do gênero “Aventura” disponível para iOS e Android, é “O Jogo”, com um gameplay extremamente variado, gráficos surpreendentes, história muito boa e Trilha Sonora de primeira, “As Aventuras de Tintin” assim como o filme, tem grande chance de ser “o Melhor jogo do Ano” (iOS e Android) chegando até a ser melhor que a versão para PC e Consoles em diversos aspectos. É um jogo indispensável aos fãs do gênero, e sem dúvida, o melhor jogo baseado em um filme e um dos melhores do ano. Não é apenas um jogo para promover o filme, é um jogo que realmente vale a pena.E a melhor parte disso tudo é que como ainda temos 2 filmes no futuro, certamente mais dois jogos estão por vir.

 

 

  • Gráficos Espetaculares
  • História muito bem contada
  • Personagens Carismáticos
  • Dublagem ótima
  • Gameplay extremamente variado



  • Relativamente curto (não passa de 4 horas de jogo)
  • Muitas cenas interativas
  • Pode ser completado sem grandes dificuldades
 

 





 
 
 
Caso esteja interessado em fazer o Download do jogo:
 
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn (GAMELOFT / Paramount)

846 MB para Download / 1.5 GB instalado no dispositivo
Universal (mesma versão para iPhone, iPod Touch e iPad)
Idioma Português do Brasil (PT-BR) incluso
iOS: Requer dispositivo da 3ª Geração ou superior com iOS 4.2 ou superior.
Android OS: Requer Android 2.1 ou superior.
 
OBS: O jogo só estará disponível na AppStore dos Estados Unidos à partir do dia 15 de Dezembro, devido a estréia do filme, por enquanto, segue o link para a AppStore do Reino Unido (UK)
 
Links para compra:
 
 
£ 7,99 = aproximadamente R$ 13,50
__________________________________________
 
 

Review por [ andre.ntx ]
 
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News