Nvidia revela 5º núcleo no projeto Kal-El (Tegra 3)


O próximo processador da Nvidia para smartphones e tablets não será um quad-core. A empresa revelou que seu novo processador terá 5 núcleos e 12 GPUS (e é tudo isso mesmo!).


O 5º “elemento” denominado Núcleo Companion box é projetado para executar tarefas de baixo processamento como reprodução de música, e-mail, Facebook e Twitter entre outras coisas.

A princípio, todos os cinco núcleos de CPU são similares ao líder ARM Cortex A9, a diferença é que eles podem ser ativados e desativados individualmente com base na carga de trabalho, embora o núcleo Companion e os núcleos principais não possam ser executados simultaneamente. O núcleo Companion também é configurado de forma diferente, como ele é projetado para operações de baixa potência, tem uma frequência máxima de 500 MHz.

A utilização do núcleo Companion é automática, e não requer nenhum código específico, quer para o sistema operacional ou aplicativos. O objetivo é diminuir o consumo da bateria entre 14 e 61 por cento em comparação ao Tegra 2.

Publicidade

A corrida dos processadores (e GPUs) portáteis está bem aquecida (assim como os processadores depois de rodar jogos pesados). Atualmente quem leva vantagem são os ARM Cortex com GPU PowerVR SGX 543MP2. Resta saber se a Nvidia vai recuperar o terreno, pois até agora, os Tegra’s tem ficado só na promessa.

Via Pocketgamer

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News