Review: King of Fighters-i (iPhone)

“KOF13” chegou antes ao iPhone do que nos consoles, porém é preciso saber se isso foi bom ou ruim, afinal, o jogo não é nada barato ($11.99 no lançamento). Como se trata de um jogo para celular (é bom lembrar-se disso), é claro que a comparação com consoles acaba por aqui. Está é a segunda aparição da série King of Fighters nos smartphones, a primeira. em 2005, trouxe os melhores lutadores do mundo para o N-Gage.

Antes de continuar, gostaria de dizer, que sou grande fã (crítico, mas fã) da série King of Fighters e não tratarei o Kof-i como um mero “joguinho” como muita gente faz por aí. Kof-i chegou ao iOS e chegou bem. O jogo conta com sprites (gráfico dos personagens) do novo King of Fighters XIII, versão exclusiva para arcades japoneses, PC e em breve para consoles.

Publicidade

O jogo está muito similar, graficamente, ao KOF-XIII. É claro, os gráficos não estão na qualidade e tamanho da versão para arcades, mas, como são em 2D parecem mais apresentáveis que os de Street Fighter 4. Minha única reclamação em relação aos gráficos é o uso excessivo do rosto dos personagens durante a luta. Eles cobrem a parte de baixo e a de cima da tela, a parte de baixo é a mais prejudicada. Há quem diga que os gráficos de fundo poderiam ser melhores, animados e tal, mas nem em “BlazBlue” (PSP) vi gráficos de fundo animados. É uma coisa notória entre os portáteis, eles fazem isso para economizar processamento e consequentemente bateria.

KOF-i possui várias similaridades em relação a Street Fighter 4. E não é por serem dois jogos de luta. Os menus ao pausar uma luta e o botão de gravar após o término de um combate são muito parecidos. Já oss controles são similares até no esquema de tocar a imagem do rosto do inimigo para soltar o “ultra special”.


No áudio, outra semelhança, o mesmo parece um pouco “estourado” e muito alto em comparação a outros jogos no iPhone. Fora isso, o áudio desse game está excelente, os personagens falam os golpes até com entonação de voz variada.

Esquecendo um pouco as estranhas semelhanças com SF4, KOF-i traz um conjunto de extras, lembrando as versões anteriores da série para consoles. Há uma galeria de imagens, vídeos para destravar, vários modos de practice (inclusive um tutorial de combos) e um modo survivor chamado de endless.

Na parte “técnica”, falando como jogador de fighting game, é possível fazer muita coisa, montar combos legais e etc. Os comandos simplificados ajudando muito a fazer movimentos que seriam impossíveis de realizar em uma touchscreen por meios normais. Existem barras e mais barras com Life, Super e até Guard. É possível executar HD Cancel e Super HD Cancel que possibilitam cancelar golpes e especiais para montar combos.


O game oferece opções para quem quiser se aprofundar

Street Fighter 4 e King of Fighter-i se equivalem em força. Um tem um cast de lutadores fabuloso, o outro, muitos extras e gameplay mais trabalhado. Gostei de ambos, mas o preço do KOF é de torcer o nariz de qualquer um.

+Prós

  • Gráficos e movimentação excelentes, sem frameskip alto.
  • Muitos extras para desbloquear.

-Contras

  • Falta de vários lutadores carismáticos, mas isso pode ser corrigido com alguns updates.
  • Um pouco caro se comparado aos concorrentes

Nota: 8.0

Nome: King of Fighters-i / KOF-i
Produtora: In-House
Publicadora: SNK Playmore
Plataforma: iPhone e iPod Touch
Gênero: Luta
Versão: 1.0 (versão testada em um iPod Touch 4G)
Lançamento: Julho de 2011

Bonus (para fãs de anime e KOF)

Esse treco tá meio Yaoi

Ok! Nem tanto! kkk
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News