Smartphone Sony Ericsson Xperia X8 (um novo N73?)


A premissa é verdadeira, vira e mexe, algum aparelho cai nas graças do público brasileiro pelo conjunto custo x benefício. Já observo isso desde o tempo do starTac.

Não tenho números para confirmar, até por que aqui no Brasil só se fazem pesquisas políticas, mas era notório, até poucos anos atrás, ver em vários lugares um Nokia N73 sempre presente.

O Nokia N73 foi um grande smartphone lançado pela Nokia, porém seu tempo passou e os seus sucessores espirituais 5530 e 5233 apesar de terem um relativo sucesso, trouxeram poucos benefícios aos usuários e algumas dores de cabeça. Na minha opinião estes aparelhos trouxeram uma experiência pior em gaming do que seu antecessor, de um modo geral. Grande parte da culpa está na abandonada Ovi Store e nas telas resistivas, que possuem respostas lentas e se tornam inapropriadas para jogos de ação.

Do outro lado está o Sony Ericsson Xperia X8, equipado com Android 1.6 e atualizável para Android 2.1 este aparelho é uma boa pedida para quem quer um “Androidizinho”de entrada sem muitas exigências. Custando cerca de 500 “dilmas” o aparelho possui um enorme leque de benefícios, dos quais destaco: GPS, WiFi e tela touchscreen capacitiva, infinitamente superior às sófriveis telas resistivas dos aparelhos da Nokia com Symbian S60v5 (citados anteriormente).

Publicidade

Por baixo do capô, o X8 tem um processador 600 MHz ARM 11, Adreno 200 GPU, Qualcomm MSM7227 chipset e 168 MB de Ram. A resolução de tela é baixa, 320×480 porém graças ao processador e ao SO Android já dá para aproveitar grandes jogos como estes:


NOVA rodando no X8


Preview amador (o melhor, pois mostra sem “maquiagens”) as funções e alguns games rodando no X8 com Android 2.1.1 Eclair

Pontos contra ficam por conta do tamanho, o aparelho podia ser um pouco maior, e a ausência do multitouch na versão do sistema 1.6. Contudo rodar vários jogos para Android sem ter que desembolsar mais de 2mil reais é um feito e tanto.

Aparelho recomendado!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News