Google combaterá a fragmentação passando a "batata quente" para os desenvolvedores

Notícia lida no Gizmodo BR (com fonte no Android Developers Blog) supõe que o Google esteja “determinado” a resolver o problema da fragmentação no Android. Nem preciso dizer que a notícia foi recebida com aplausos pelos Androidusers com comentários como, “Focando na experiência do usuário” e outras frases feitas.

Contudo, para quem já observa o mercado de jogos de celular a vários anos, você e eu caro leitor, sabemos que tem caroço nesse angu.

A tal funcionabilidade que resolverá o problema, nada mais é do que a possibilidade de se adicionar várias versões do mesmo aplicativo no Android Market. Cada versão será direcionada para a versão do Android ou específica para o aparelho que a pessoa possua.

Na minha opinião isso simplifica, sim, a vida do usuário, mas cria um problema para os desenvolvedores. Isso cria outra camada de fragmentação.

Publicidade

Meu maior medo é que isso vire uma “versão 2.0 do Java” que temos atualmente nos celulares comuns. Onde os jogos para celulares mais potentes tem mais fases e em celulares um pouco menos potentes (mas que podem rodar o jogo) não tem.

Caso isso aconteça, deixará um gosto ruim em muitos usuários que pensarão estar adquirindo um jogo completo, quando na verdade ele vem “capado”!

Exemplo: você vai todo feliz da vida baixar N.O.V.A 3 com seu smartphone de 1GHZ de empresa X e descobre que a versão do seu aparelho é reduzida, sendo que no smartphone da empresa Y a versão é completa.

Os melhores comentário que li sobre isso foram: “vamos esconder que existe fragmentação! o importante é funcionar….” e “Sabe como resolver a fragmentação do android? Fragmentando os Apps. Genial”

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News