[Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!

Celular comum é declarado “Smartphone” por quem não entende do assunto.

E mais uma vez o universo dos celulares sofre aquele lapso momentâneo, quando o mercado simplesmente não entende um produto e metem um jargão nele.

A bola da vez é o Nokia C3-00. Ironicamente, não foi a Nokia quem fez a “propaganda enganosa”, mas as lojas que vendem o aparelho. Intrigado por muita gente dizer que o aparelho – “é sim, um smartphone” – fui testar o danado.

Eu já desconfiava do aparelho, graças aos anúncios que diziam que o aparelho possuía o sistema Symbian S40 (terminologia usada internamente pela Nokia para denominar seu sistema imbutido para aparelhos de baixo custo).

Antes de tudo, uma observação importante

Publicidade

Apesar de grande parte dos celulares atuais serem capazes de rodar novos aplicativos escritos em J2ME (ou midlets), estes não podem ser considerados verdadeiros “smartphones”, pois a funcionalidade deste tipo de aplicativos é limitada, devido ao acesso aos recursos de software e hardware não serem feitos de forma direta, mas sim por intermédio da JVM – JavaVirtual Machine.

Wikipedia

Smartphone é um termo usado para descrever uma categoria de dispositivos móveis com o computador-como funcionalidade. Estes dispositivos esporte sistema operacional completo e ter uma plataforma para desenvolvedores de aplicativos.Atualmente, as duas principais plataformas de smartphones em uso são Android (do Google) e iOS (pela Apple). Um aplicativo escrito para uma plataforma específica geralmente pode funcionar em qualquer smartphone usando a mesma plataforma.

Aplicativos para smartphones são também mais rápido e melhor integrado com interface do usuário do telefone do que as aplicações Java. Smartphones têm telas maiores e processadores mais rápidos do que os telefones chamados recurso ou telefones mudos.

GSM Arena

Se isso não ajudou a esclarecer, basta olhar um Nokia 63 (isso mesmo, basta trocar o “C” por “6”)

Troque o “C” por “6” e tenha um smartphone “puro sangue”.

Os smartphones de verdade da Nokia podem vir equipados com quatro versões do Symbian:

  • Symbian S60v2 (Antigo, mas ainda tem lojas vendendo – ex: N70)
  • Symbian S60v3 (em desuso – ex: N95, N73, E71, E51, N85, E63 ..etc)
  • Symbian S60v5 (atualmente nos smartphones touchscreen – ex: 5230, 5800..etc)
  • Symbian ^3 (atualmente nos touchscreen com tela capacitiva – ex: N8, C7..etc)
  • Windows Phone 7

A grande diferença entre o S40 e outros Symbians, é que estes últimos são versões de um Sistema Operacional autêntico, como se fosse um Windows ou Linux (para efeito de entendimento). você pode instalar e desinstalar programas que acessar recursos de forma muito mais abrangente que um simples .Jar. O mesmo não ocorre com o S40. O sistema presente no Nokia C3 é uma versão vitaminada (por vários aplicativos Java) do S40, não é possível por exemplo executar mais de um aplicativo, ou o mesmo rodar uma aplicação em background. É muito simples deixar qualquer celular s40 com a mesma funcionabilidade do C3 para redes sociais, simplesmente instalando o Snaptu.

Não existem midlets que executam outros midlets, que possam ser iniciados junto com o sistema é que alterem as características de um celular. Por exemplo, se você quiser um aplicativo que restrinja chamadas como um Blacklist ou um emulador de Super Nintendo  isso não é possível no Nokia C3. Em contrapartida existe um lado bom em no Nokia C3 não ser smartphone, não existem vírus para aplicativos Java.

 

A própria Nokia não o considera um Smartphone!

Ao acessar as páginas OFICIAIS do Nokia C3 não há nenhuma informação de que ele seja um smartphone.

 

 

 

 

Enquanto em um velho N95 a informação vem destacada

 

Outro exemplo é um review postado no renomado GSMArena, onde eles classificaram o aparelho como um “S40 Básico” apesar de “aparentar ser um smartphone completo, como o E63”. Concordo plenamente com a análise, pois a confusão fica evidente devido ao apelo visual do aparelho e só por que ele tem Wifi, um ledo engano.

Esclarecidos? Portanto não venham perguntar por que o C3 não instalou aquele arquivo .sisx ok?

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News