Smartphones abocanham fatia de jogadores de portáteis

http://www.adrenaline.com.br/files/upload/noticias/2010/12/risa/iphone_games.png

Os smartphones podem ultrapassar os consoles portáteis como plataformas de games preferida dos jogadores? A firma de análise Interpretations acredita que sim. Em seu novo estudo, “The Phone Gaming Revolution: Do the DS and PSP Stand a Chance?” (“A revolução dos jogos em celulares: o DS e o PSP têm esperança?”, em tradução livre), a companhia descobriu que alguns gamers estão abandonando os aparelhos da Sony e da Nintendo e dão preferência aos telefones móveis.

A pesquisa, realizada com nove mil pessoas nos Estados Unidos, revelou que 43,8% do mercado de jogos móveis pertence aos smartphones, um crescimento de 53,2% em relação ao ano passado. Enquanto isso, a proporção de jogadores de DS e PSP caiu 13%.

O mais interessante é que 27,2% dos entrevistados afirmou que, apesar de possuírem um DS ou PSP, jogam apenas nos celulares, abandonando os consoles portáteis.

“O aumento no número de smartphones com múltiplas funções e celulares focados em mensagens instantâneas são uma ameaça real para o domínio do DS e do PSP no segmento dos jogos portáteis”, avalia Courtney Johnson, gerente de pesquisa e análise da Interpret. “Dispositivos que satisfazem uma variedade de opções de entretenimento e ferramentas úteis estão ultrapassando rapidamente os aparelhos com apenas uma função na preferência dos consumidores”, completa.

Publicidade

O próximo ano deve esquentar a batalha, que ainda tem os tablets como plataformas emergentes de games. Com uma possível nova versão do iPad a caminho, além dos tablets Android que devem chegar com a nova versão Honeycomb, a Nintendo e a Sony devem renovar seus produtos. A primeira irá atacar com seu 3DS. E a Sony, ao que tudo indica até então, está ciente dessa mudança no mercado e prepara seu Playstation Phone.

Link da pesquisa: http://www.interpretllc.com/new-media-measure-interpretations.php?rid=51

fonte: adrenaline

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News