Nokia vai abrir plataforma a desenvolvedores externos

Por Tarmo Virki

STUTTGART (Reuters) – A Nokia informou nesta quinta-feira que começará a abrir suas plataformas a desenvolvedores externos (too late), em uma tentativa de ampliar a quantidade e a qualidade dos softwares para os celulares fabricados pela companhia.

“Estamos colocando uma parte relativamente grande de nosso futuro nas mãos de desenvolvedores externos (Antes eram tratados como?), porque é o único modo de sermos relevantes aos consumidores”, afirmou o diretor da unidade de serviços de Internet móvel da companhia, Niklas Savander, no evento anual “Nokia World”.

O sucesso da rival Apple na indústria de rede sem fio tem sido impulsionado por sua loja extremamente popular de aplicativos, que atraiu consumidores e desenvolvedores.

Publicidade

A Nokia tem procurado oportunidades de negócios na oferta de serviços, como download de músicas ou jogos (jogos? duvido!), para usuários de celulares, conforme o mercado amadurece.

Savander afirmou que a Nokia continua buscando comprar (Aff, façam parcerias, querem comprar todo mundo?) empresas de tecnologia de pequeno porte para melhorar sua oferta de serviços de Internet, focando em companhias com talentosas equipes de desenvolvimento de serviços que ela mesma planeja oferecer no futuro.

A Nokia comprou a empresa norte-americana de mapeamento digital Navteq no ano passado por 8,1 bilhões de dólares e adquiriu mais de 10 empreendimentos de pequeno porte para impulsionar os negócios de serviços de Internet, conforme o crescimento no mercado de aparelhos celulares começa a estagnar. (para ela, a concorrência tá bombando!)

A Nokia diz ter 55 milhões de usuários de serviços de Internet, e o negócio gerou receita ao grupo finlandês de 140 milhões de euros (200 milhões de dólares) de abril a junho.

fonte: G1

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News